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Oii lindos

A dúvida em cima do treinamento aeróbico junto ao treinamento de peso, é muito grande e aborda vários aspectos. Muitos ficam sem saber qual a ordem em se que devem fazer.
Em primeiro lugar, tudo depende do seu objetivo. Na maioria das vezes, este é perder gordura e ganhar massa. Então sendo esse o objetivo principal, qual treinamento vem antes?

Aeróbico sempre depois da musculação

Já ouço mil meninas vindo me contrariar rs..Mas vamos lá! Tudo tem uma explicação cientifica, afinal nosso corpo funciona pela química.

A primeira é que o nosso corpo pode utilizar duas fontes de energia, e essas são: glicogênio e gordura. O glicogênio sempre será o primeiro a ser utilizado, para somente depois, quando ele se esgotar, ser usado gordura. Um treinamento aeróbico leva cerca de 20 a 30 minutos para abaixar o estoque de glicogênio (mais tempo até queimar gordura), enquanto a musculação, um treino de alta intensidade, já o usa imediatamente por ser “alimento para os músculos”, de modo que quando você for fazer seu aeróbico terá de usar o estoque de gordura mais rapidamente.

A segunda razão é a seguinte, durante o aeróbico a síntese de proteína abaixa enquanto a quebra dela aumenta. Já durante a musculação, a síntese de proteína ou se eleva um pouco, ou continua a mesma, enquanto a sua quebra aumenta. Ou seja, depois de correr a sua síntese de proteína estará em baixa, bem como a habilidade do seu corpo para construir massa, e ai você ainda vai puxar peso..Já viu tudo né? Essa habilidade estará bem menor e a quebra de proteína será ainda maior!

A última razão é pelo efeito conhecido como: consumição excessiva de oxigênio pós-treino, que é responsável por fazer com que seu corpo continue a queimar calorias mesmo após 48 horas o fim do exercício, devido a energia necessária para reparar o estresse causado. O efeito aumenta proporcionalmente com a intensidade do treino, que é maior na musculação que no aeróbico de baixa intensidade. E depois do aeróbico, já vimos que você estará com menos energia para a musculação, ou seja, o efeito será menor.

Mas como eu disse no inicio tudo depende do seu objetivo. A maioria das mulheres querem ser magrinhas e não investem muito na musculação, então nesse caso, você não precisará de muita energia para esse treino. Por tanto, não faz muita diferença a ordem em que ele for feito. Mas ai eu lembro a vocês que 0,5 kg de músculo queimam 50 cal em repouso! E 0,5 kg de gordura equivalem a 3500 calorias, ou seja, uma pessoa com mais massa muscular queima muito mais calorias 24 horas por dia. Para saber mais sobre como ganhar massa, vem ler aqui.

O ideal

Para resultados mais eficazes, o melhor é ter os treinos separados. Quanto mais longe melhor. Você pode sim fazer o seu aeróbico de manhã e a noite a musculação, contanto que sua nutrição esteja adequada a isso, de modo a repor o glicogênio e a proteína. Mas infelizmente, nem sempre temos o tempo para isso, e nesse caso a melhor escolha é fazer a musculação antes.

Além de já ser comprovado cientificamente, eu sinto no meu corpo que realmente é mais efetivo. Gosto de treinar pesos de forma brutal (huhuhu), mas amo correr, e isso nunca me impediu. Um dia em que tentei correr antes, o resultado foi desastroso. Senti que tive o mesmo desempenho na corrida, e na hora da musculação além de estar ultra suada, não tinha forças para pegar metade do peso que normamente pegaria.

 

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Compreendendo..

Como eu disse no começo do post, tudo depende do seu objetivo. Se ele não é perder gordura ou ganhar massa, fique livre para escolher a ordem de treinos em que você se sentir mais a vontade. Dê preferencia aquele em que você vai precisar de mais energia. Muitos dizem que não têm forças para correr após a musculação, mas acho que é uma questão de costume. O corpo já vai quente para o treino e o começo sempre é mais difícil, depois a força vem.

Mil beijos